16 de jul. de 2015

Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros


O que você perguntaria se pudesse entrevistar personagens como Pedro Alvares Cabral, Dom Casmurro, Carlos Gomes, D. Pedro I e ainda vários outros que, de uma maneira, ou de outra, tiveram seu quinhão de importância na história do Brasil?  Pois é, este livro é a reunião dessas entrevistas (são 22 no total).

Esta ideia começou em 2013, com a publicação de uma destas entrevistas (não consegui encontrar exatamente qual) na revista Brasileiros. Algumas entrevistas que se encontram no livro também foram publicadas na revista, outras não.

Não existe uma trama fixa, cada personagem possui um local próprio para suas entrevistas, mas a maioria delas ocorre no Brasil mesmo. A linguagem também se adapta ao entrevistado (tem até uma parte em latim, devidamente traduzida, é claro).

Acho que a melhor maneira de descrever este livro é usando parte da frase da escritora e historiadora Mary Del Priore que se encontra da contracapa desta edição: "(...) o livro ataca valores e vacas sagradas, destrói ídolos e é indiferente a toda forma de sentimentalismo. É um riso de combate." De fato, o livro tem vários (vários mesmo) momentos engraçados (embora eu tenha gargalhado mesmo em um ou dois, mas meu senso de humor nunca foi padrão para nada), alguns inclusive são bastante ironicos.

O que mais me chamou atenção foi como o autor conseguiu construir as entrevistas: todos os personagens, mortos há décadas (ou séculos) encontram Mario Prata em barzinhos, teatros, hotéis, etc., e mesmo estando tão fora de seu tempo, todos, de uma maneia ou de outra, estão inseridos, ao mesmo tempo, tanto no nosso tempo quanto no tempo deles (deu para entender? rsrs)

Falando um pouquinho sobre o autor, Mario Prata e um escritor, dramaturgo, cronista e jornalista brasileiro natural de Uberaba, Minas Gerais. Em seu currículo, possui mais de 3 mil crônicas e 80 títulos entre romances, livros de contos, e peças teatrais. Aos 69 anos, ele é um autor premiado dentro e fora do Brasil, possuindo obras reconhecidas no cinema, literatura, teatro e televisão.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)