Apesar de sempre acompanhar vários grupos de Blogues e Blogueiros no Facebook, é realmente difícil eu me interessar por propostas de blogagens coletivas (mera incompatibilidade de objetivos). Porém, no mês de abril o grupo Blogueiros que Interagem propôs um tema que veio a calhar.
No dia dois desse mês foi comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, e dia dezoito será o Dia Nacional do Livro Infantil (e não por coincidência o meu querido Clube do Livro escolheu esse tema para o encontro de Abril).
Mas voltando ao tema da postagem, quando eu penso em um livro de infância, lembro-me imediatamente do Um Tesouro de Contos de Fadas. Esse livro foi lançado em 1994 e eu não faço a mínima ideia de como ele chegou até minha mãos (qual é né? eu tinha... 3 anos nesse ano). Mas eu me lembro das páginas, do tamanho das letras e das ilustrações (me lembro até de ter colocado uma rosa para secar no meio das páginas... o que a manchou e a rasgou por sinal).
Algumas das histórias desse ficaram gravadas na minha memória durante muito tempo, tipo a Bela Vassilissa e O Pássaro de Foogo (ambos russos), A Menina dos Fósforos (ainda choro muito com esse conto), e, é claro, os Contos de Fadas clássicos dos Irmãos Grimm, além da minha adorada história A Bela e a Fera, de Madame Beaumont.
Acho que muito, mas muito mesmo do meu gosto pela leitura, e também pelos clássicos se deve a essas histórias.
Outra coisa que marcou o início da minha vida como leitora foi a Série Reencontro, da Editora Scipione. Acho que essa parte já foi no ensino fundamental, eu acho, mas ainda vale, né? Enfim. A proposta dessa coleção era adaptar as grandes obras aos leitores mais jovens, trazendo-as em formato e linguagem mais fáceis de serem compreendidos. Eu me lembro de ter lido 90% (ou até mais) do acervo da biblioteca da minha antiga escola. *risos*
Uma coisa curiosa é que meses atrás eu encontrei a edição dessa série de Os Três Mosqueteiros (edição essa que foi a que me fez conhecer e adorar essa história) e aí eu me lembrei do tamanho da minha edição do texto integral e, confesso, fiquei muito orgulhosa de mim mesma por ver o quanto eu consegui progredir de lá para cá.
Esses foram os livros que marcaram a minha infância, e os seus, quais foram?
Nãoconheço nenhum desses livros(rsrs)
ResponderExcluirA verdade é que quando criança eu não lia muitos livros,minha paixão eram os gibis da turma da Mônica,foi graças a eles que peguei gosto pela leitura
Reflexoesdaminhamentedoida.blogspot.com
Oi, Luíza! Também tinha a Série Reencontro na biblioteca da minha escola! Sempre fui incentivada a ler, principalmente pelo meu pai, então, desde criança tenho uma paixão pelos livros. Tu já ouviu falar da coleção da Bruxa Onilda? Eu amava, enchia o saco da minha mãe pra que ela me desse. hahaha Adorei o post. Me fez lembrar muitas coisas boas da infância. Beijão!
ResponderExcluirhttps://desapegomental.wordpress.com/
Caramba, não conheço nenhum da sua lista!
ResponderExcluirQuando criança li muito clássicos como "a roupa nova do imperador" e poesias, muitas poesias, mas as minhas favoritas eram da Cecília Meireles, lembro de cada ilustração também.
Acho que assim como você as ilustrações me marcaram bastante, quando a gente ainda nem sabe ler direito, o que fica mesmo é a mensagem ilustrada né.
Nostalgia é tão bom....
Beijos
www.coisasdadebora.com.br
Nesse Um Tesouro de Contos de Fadas tinha A Roupa Nova do Imperador.
Excluir<3
Oiis! Olha esse da menina dos fósforos é o mesmo que uma animação que fizeram? É um vídeo bem curtinho e muito bonito, choro também xD
ResponderExcluirNão conheço essa última série de livros, mas os clássicos contos de fadas quase todos devem ter lido não é? É super gostoso lembrar de itens da infância *-*
Curti os seus livros ^.^
Maricando
Beeejo!
Um Tesouro de Contos de Fadas tb marcou minha infância <3 minha irmã lia comigo
ResponderExcluir