27 de jul. de 2014

Descubra Seus pontos Fortes - Marcus Buckingham e Donald O. Clifton


Conhecer profundamente nossos talentos pessoais e usá-lo de forma consciente é o único caminho para a excelência.  

A proposta deste livro é apresentar um programa que o ajudará a reconhecer suas maiores habilidades e parar de perder tempo naquilo que você não é bom. Além desse programa, o livro também dá acesso a um teste desenvolvido pelo Instituto Gallup que ajuda a pessoa a identificar seus traços dominantes. 

Falando em relação às empresas, aquelas em que seus colaboradores sentem que tem seus pontos fortes mobilizados todos os dias é mais poderosa e mais forte. 

Definindo como ponto forte “um desempenho estável e quase perfeito em determinada atividade”, os autores revelam três princípios para se ter uma vida mais produtiva: 

  1. Você deve ser capaz de realizar a tarefa de forma consistente (repetidamente e com alguma satisfação); 
  1. Você ao precisa ter pontos fortes em todos os aspectos envolvidos em sua função para se destacar (mas faça o melhor que puder com as cartas que tiver); 
  1. Você só vai se destacar maximizando seus pontos fortes, jamais consertando suas fraquezas. 

Confesso que, após fazer o teste e ler sobre os resultados (segundo os quais meus pontos fortes são Contexto, Estudioso, Foco, Intelecção e Harmonia), e de ler sobre eles, fiquei um pouco perdida: havia sim, algumas coisas vi encaixe com que sou, já em outras, nem tanto. 

As coisas se encaixaram melhor quando fui para a parte que dá dicas de como lidar com cada "tema" de Ponto Forte: posso dizer que, pelo menos 80% de todas as dicas dadas nos meus temas, condizem com a maneira com que eu gosto de ser tratada em ambiente profissional e que me estimulam a continuar na função (e na empresa). Essa parte talvez seja uma das mais proveitosas do livro. 

A ultima parte do livro, mais especificamente o capítulo 7, é mais voltado para o relacionamento da parte gerencial de uma empresa com os Pontos Fortes, mas até que é bastante interessante de ser lido por que por quem (ainda) não faz parte dessa parcela da empresa. 

Antes de encerrar a resenha, acho que vale a pena dizer que o teste apresentado nesse livro não diz que você não possui os 35 temas de talento encontrados. O que ele faz é destacar os cinco em que você mais possui afinidade. Tanto é, que se você for no site da pesquisa, você poderá ter acesso aos seus 10 temas de talentos, ou até á lista completa, com os temas de talento colocados, vamos dizer, por ordem de significância: Quando mais ele se destacar, mais no topo ele aparecerá e mais resultado você conseguirá caso se comprometa a desenvolvê-lo. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)