16 de dez. de 2014

Com Viviane ao Lado - Francisco Grijó


Esta é minha última aquisição feita na FLICA (Feira Literária Capixaba), realizada em Maio deste ano, que faltava ler. Esse exemplar estava tão escondido que até Grijó se surpreendeu por eu tê-lo encontrado (esse livro foi lançado em 1995 e, até onde sei, não teve segunda edição).

Diferentemente de Um Outro País para Alice e de Todas Elas, Agora, este livro é composto por um romance (e, por favor, quando digo romance, estou falando de uma narrativa longa, construída em prosa e que não necessariamente conta uma história de amor).
"Adianto que Viviane Álamo é a dor, o desespero. É o que se espera, mas se teme."
O enredo deste romance é construído em forma de entrevistas individuais e coletivas à amigos (alguns não tão amigos assim) de Viviane Álamo. E os personagens (um poeta premiado, uma ricassa sedutora, um estudante de cinema, um ator decadente e uma amiga íntima) compõe, juntamente com o narrador, quem é Viviane e o que ela é capaz de fazer à vida de uma pessoa.

Durante a entrevista coletiva (momento em que os seis personagens estão cara a cara) algumas máscaras começam a cair e verdades começam a vir a tona. E no centro disso tudo, está a desaparecida (ou nem tão desaparecida assim) Viviane.
"Nem sempre a quis sob comando, mas criei-a enquanto personagem e ainda assim ela é rebeldia, goza e sente contra minha vontade, enquanto eu me iludo porque desejo o contrário."
No geral, gostei da história. Apesar dos parágrafos longos e da linguagem de alguns dos personagens dificultarem um pouco a minha compreensão (que, graças a uma gripe inoportuna, já não está lá essas coisas), não achei o enredo complicado. Os personagens falam, cada um a seu modo, até onde Viviane foi na vida deles, o que ela significou e como eles estão encarando sua vida sem ela.

2 comentários:

  1. Oiii tudo bem??? Estamos participando da mesma maratona, então vim aqui te fazer uma visita :)
    Esse livro não me atraiu muito não. Na verdade eu não entendi muito bem sobre o que é, mas isso pode ser culpa da minha maldita gripe :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais sobre a presença de Viviane na vida dos personagens e do estrago deixado por ela depois que ela se foi.

      Obrigada Pela Visita Gih! :)

      Excluir

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)