8 de set. de 2013

Oscar Wilde Para Inquietos – Allan Percy




eguindo o mesmo esquema dSe Kafka para Sobrecarregados, o livro apresenta frases de Oscar Wilde (1854 - 1900), autor do romance O Retrato de Dorian Grey (e de outras obras).

Novamente, o autor mescla os ensinamentos de Wilde com provérbios, citações de outros autores, pensamentos filosóficos, ensinamentos orientais, etc. Alguns provérbios, inicialmente abstratos demais, ganham uma interpretação muito inesperada, mas todos ficam muito claros para o leitor. Assuntos como amor, dinheiro, amizade, convívio social e a própria vida em si são abordados de modo a facilitar o entendimento de quem lê, sem perder sua profundidade. Uma coisa que somente agora reparei: ao final do livro, Allan Percy faz algumas indicações, não só da obra da personalidade em questão, quanto de outros escritores, a maioria deles usados como argumento para as frases explicadas.
 
No post sobre Kafka, eu acabei colocando um dos aforismos e olhando agora o resultado não ficou muito bom, então comecei a tirar fotos das frases iniciais de alguns capítulos. (A essa altura do campeonato vocês já devem ter percebido que sou péssima fotógrafa, né?).
 
Uma coisa que identifiquei em Wilde é que ele sempre foi muito autêntico, suas ações não eram baseadas em nenhum modelo pré-determinado pela sociedade ou por outras pessoas, ele era o que era (e afinal de contas isso é a única coisa que alguém pode ser). Escritor, poeta, dramaturgo, crítico de seu tempo e de sua sociedade, amante dos prazeres da vida e sensível à beleza tanto exterior quanto interior.
 Kafka era, muitas vezes, pessimista (também pudera, ele foi reprimido em vários aspectos e em vários momentos de sua vida). Wilde por sua vez era bem… Eu diria leve, profundo em seus pensamentos, coerente em suas ações (pelo menos nas fontes em que consultei). Ele nos convida a viver a vida com se ela fosse uma obra de arte: mesclando mundo dos sonhos com a realidade, imaginação e ação, sentidos e mente.
 
Mais um livro que não me arrependo de ter adquirido.

Um comentário:

  1. Vim dar uma conferida na sua resenha já que estou preparando a minha, sobre o mesmo livro :3
    Adorei seu espaço, já que temos a mesma princesa amada em comum <3
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)