16 de nov. de 2016

Melhor & Mais Rápido - Jeremy Gutsche


Desde a defesa do meu Trabalho de Conclusão de Curso tento manter o tema "empreendedorismo" e "comportamento empreendedor dentro da minha lista de leitura (embora, tenha que confessar, este não seja um tema que eu considere muito atraente). Melhor & Mais Rápido me atraiu justamente por explorar o comportamento empreendedor e o que motiva a pessoa a seguir esse caminho.

O cerne do livro se baseia em dois pontos: armadilhas comportamentais que impedem (ou emperram) pessoas e empresas de progredirem e seus contrapontos, e o que Jeremy chamou de "padrões de oportunidades", que seriam caminhos de análise que podem ajudar no desenvolvimento de um empreendimento em potencial.

Sobre esse ponto, estranhei um pouco o uso da palavra "padrão", já que está me passa a ideia de algo rígido e invariável, o que é justamente o oposto da proposta de Gutsche. Não sei se foi coisa da tradução, ou se a palavra usada por eles é realmente essa.

A ideia dos "padrões de oportunidades" é bem interessante: de acordo com o autor, ao submeter uma ideia usada e funcional aos questionamentos propostos por esses padrões, é possível encontrar uma ideia variante que não foi explorada comercialmente, e que, portanto, é uma ideia empreendedora válida. Tais diretrizes (eu gosto mais dessa palavra para expressar a ideia de Jeremy) podem abordar diversos pontos da ideia primária, tais como a convergência de produtos ou serviços, a divergência dos mesmos e a ciclicidade de um mercado consumidor.

Melhor & Mais Rápido é um livro difícil de ser avaliado: ao mesmo tempo em que achei os conceitos expostos interessantes, tenho certa tendência a achar estudos de casos um tanto entediantes e, sinceramente, por mais dinâmico que o autor tenha tentado ser, quase caí no sono em diversas partes do livro. 

A leitura valeu a pena, mas uma releitura está fora de questão.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)