24 de nov. de 2015

O Duelo Dos Reis - Joe Abercrombie


O terceiro e último livro da trilogia A Primeira Lei foi lido com uma mistura de alívio e de frustração. Alívio por ter conseguido terminar uma série que me propus a terminar este ano, me deixando livre para que eu possa iniciar outra. Mas foi frustrante por que, bem, eu esperava um pouco mais da finalização.

O cenário de O Duelo dos Reis é de Guerra. De Norte ao Sul do Círculo do Mundo, os homens lutam para manter ou conquistar cidades: no Sul, os Gurkenses reconquistaram Dagoska e dizimaram mais da metade da cidade (a metade que sobreviveu ao certo narrado no Antes da Forca). No Norte, o grupo de Logen Nove Dedos está, junto com o exército da União, em guerra contra Bethold e seus Carls. Na Terra do Meio, onde Jezal dan Luthat, quem diria, ascendeu a uma posição deveras surpreendente, a guerra é travada internamente, com as intrigas inerentes ao governo, e externamente, com um imenso exército Gurkense marchando em direção ao Agrionte.

Assim como nos outros livros, as narrações são alternadas entre diferentes personagens, mas diferentemente dos outros, cada parte é mais rápida e, muitas vezes, os mesmos acontecimentos são vistos por óticas diferentes. Acho que esse recurso foi usado para tentar dar mais agilidade e velocidade à narração, mas, apesar de ter lido O Duelo dos Reis mais rápido que os outros volumes, esta continuou um tanto lenta demais para o meu gosto. E, vejamos e convenhamos, as margens estreitas e as letras pequenas não ajudaram muita coisa.

Meu problema com este livro foi que praticamente todas as suspeitas que começaram no livro anterior se confirmaram, e acabaram acontecendo, o que acabou com o elemento surpresa que eu tanto adoro em uma série fantástica. Talvez por ler fantasias demais, acabei vendo o rumo de algumas coisas antes de elas acontecerem e fiquei um tanto triste por não ter sido surpreendida.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)