29 de jul. de 2013

O Vampiro Lestat – Anne Rice



Após os eventos narrados por Luis, Lestat conhece sua “segunda morte”, um espaço de tempo em que o vampiro fica inanimado, alheio a tudo e a todos dentro de seu esquife.

Ao acordar, percebe que o mundo esta completamente diferente do que conhecia: na segunda metade do século XX as pessoas estão se tornando céticas em relação aos valores religiosos, a ciência e a tecnologia estão cada vez mais avançadas, e as histórias sobre os seres da noite (inclusive o Entrevista com Vampiro) possuem a mesma influência que conhecemos.

Lestat conta sua história assim como Luis contou a dele, suas lembranças da vida humana, em 1760, seu nascimento como vampiro, seu contato com Armand, Marius e Akasha, um breve relato sobre a história contada por seu filho Luis, entre outros fatos menores. A narração dele, no entanto, é menos densa de se ler, menos pesada e melancólica do que a de seu descendente.

Mas ele não quer mais viver no silêncio, ele quer mostrar ao mundo sua real existência, e para tal, transforma-se em um mega astro do rock. Em suas letras, ele canta sobre suas caças, sobre os chamados Filhos da noite e do Milênio, sobre Aqueles que Devem Ser Conservados e sobre outros segredos dos seres imortais.

O livro é todo em primeira pessoa, alias, acho que a coleção praticamente inteira tem esse tipo de narração, é aquela sensação de que estão sussurrando em seu ouvido.

A publicação original dessa crônica foi em 1985, sendo divulgada no Brasil pela Rocco em 1999.

Em 2002, foi produzido A Rainha dos Condenados, um ótimo filme sobre o qual falarei depois que LER a próxima crônica. O que posso dizer agora, é que ele mostra um pouco e de forma muito mal adaptada a história de Lestat, MAS, no longa ele é interpretado por Stuart Townsend (o Dorian Gray de A Liga Extraordinária) e ele ficou MUITO melhor do que Tom Cruise, menos forçado, mais travesso, com mais cara de Lestat, sei lá.

2 comentários:

  1. Não consegui ler o livro, pois achei muito parado, mas como odeio abandonar livros um dia eu tento ler de novo e espero gostar.

    Beijos
    http://literatadepijama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que ele seja parado, mas exige uma boa dose de paciência, MUITA paciência.
      Rsrsrsr
      Ainda assim é um dos melhores livros com a temática vampírica que eu já li.
      =D

      Excluir

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)