3 de mai. de 2014

Gerente Tambem é Gente - André B. Bacaui


Pois é, mais um daqueles livros que a faculdade pede para ler. O que posso fazer, né?

Assim com "A Meta - Um Processo de Melhoria Contínua", "Gerente Também é Gente" é um romance administrativo: é um história em prosa que tem por objetivo tornar algum conceito ou processo gerencial numa linguagem acessível ao público utilizando-se de um pouco de carga literária.

Nesse livro, o personagem é Leonardo Flick, um profissional que, sendo promovido a gerente de projetos, precisa aprender, do zero, a lidar com tudo que envolve o gerenciamento de projetos.

Paulo Ferrucio, Executivo de Projetos que fez o prefácio desse livro, comenta que Barcaui apresenta as diversas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, dá dicas de planejamento, controle e administração de maneira coloquial, vista pela ótica do profissional que vivencia as ansiedades, erros e acertos, abordando também o lado humano e pessoal de um gerente. Assim como discute o que é um projeto, qual o papel do patrocinador, stakeholders (designação dada a todas as pessoas ou organizações que possuem interesse direto ou indireto no projeto), características do gerente de projeto, e outros conceitos.

E aí vai a primeira coisa que gostei: sabe essas "pílulas de sabedoria" ou simples frases legais (que foram bem colocadas na história) que eu vivo postando (ou tentado postar) na page do blog? Esse livro tem um monte (pelo menos em uma primeira passada de olho).

Aliás, desconfio que A Meta não só tenha servido de inspiração como foi usada a mesma sequencia de narrativa: o cara tinha uma vida cômoda até cair de paraquedas em uma situação totalmente nova, fica completamente perdido, busca ajuda de um mentor e começa a arregaçar as mangas e a agir. Não que isso seja ruim, pelo contrário, aprendi muita coisa com A Meta e acho que vou aprender muito mais com esse livro (que até agora tem explicado as coisas melhor que o professor da disciplina que o pediu).

A progressão das ideias e do desenvolvimento do projeto é mais lento nesse livro se em comparação com A Meta. No entanto, a carga de teoria que a obra apresenta é maior. Enquanto a Meta a prática da teoria vinha de maneira mais rápida, em Gerente Também é Gente a carga de planejamento é maior. É algo coerente eu acho: de certa forma, o setor gerenciamento produtivo de uma empresa é mais relacionado com prática do que o gerenciamento de projeto. Não estou dizendo que o  primeiro não exige planejamento, pelo contrário. Acontece que parte do planejamento de produção é feito durante o planejamento de projeto (pelo menos se eu entendi minhas aulas direito).

Vamos a segunda coisa da narração que eu gostei: os comentários do personagem/narrador. Tipo, você está lendo sobre, sei lá, todo o raciocínio que o cara sou para chegar a uma determinada decisão de ação. Aí lá para as tantas, ele comenta sobre uma das pessoas da equipe dele e completa com a seguinte frase: "Praticamente um hobbit... Mas um grande membro da equipe." ou então, depois que Flick explica ao comitê do projeto sobre uma situação: "Queriam que eu fizesse mágica... Só esqueceram que meu nome é Flick, e não Harry Potter."

Esses comentários deixam a história tão mais leve e descontraída que acaba que você consegue passar pelo grosso das teorias de planejamento de processo sem seu cérebro ser fritado no processo.

Agora meu recado aos futuros administradores de plantão: leiam esse livro. Sério, a chance de você aprender alguma coisa sobre esse bicho-papão chamado gerenciamento de projeto é grande. E o melhor de tudo é que esse aprendizado será feito quase que por osmose. A história é bem fácil de ler (em parte pelos comentários nerds que eu simplesmente AMEI) e todos os nomes mais estranhos são explicados ou no mínimo possuem uma notinha de rodapé a respeito.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)