28 de out. de 2013

Exposição "Portinari na Coleção Castro Maya"




Apesar de ainda tímidas, as exposições de arte aqui em Vitória estão aumentando sua frequência. E eu estou simplesmente AMANDO isso.

O Paláio Anchieta está, atualmente, expondo algumas obras do artista plástico brasileiro Cândido Portinari. Essa exposição em específico reúne um pouco do acervo que pertencia ao colecionador (e grande divulgador do patrimônio artístico brasileiro) Raymundo Ottoni de Castro Maya.

As obras que compõem a mostra reúnem pinturas, desenhos, gravuras e documentos que, demonstram todo o talento de Portinari, que foi (ainda é na verdade) um dos mais expoentes pintores brasileiros e o respeito e admiração que Casto Maya tinha pelas artes (tanto é que ele foi um dos pioneiros em transformar sua coleção particular em patrimônio publico).

Particularmente, eu fiquei extasiada quando vi as gravuras feitas para uma edição de O Engenhoso Fidalgo D. Quixote da Mancha. Havia também gravuras para Memórias Póstumas de Brás Cubas e para o Alienista, ambos de Machado de Assis, mas D. Quixote possuiu um efeito especial (por conhecer a obra acho). Entre as pinturas expostas, a que me chamou atenção foi “Lavadeiras”, gostei das cores e da suavidade expressada, sei lá, sou muito leiga nesse assunto. =P
Lavadeiras - 1943
 A Exposição “Portinari na Coleção Castro Maya” está aberta a visitação no Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, Cidade Alta) de Terças às Sextas das 09h ás 17h e Sábados, Domingos e Feriados das 09h às 16h. A entrada é franca.

Se você for em um final de semana, você pode fazer uma visita monitorada pelo interior do Palácio (coisa que farei em um final de semana próximo)

Um comentário:

  1. Meniina não sabia que estava rolando essa exposição aqui em vitória! Que bacana, vou dar uma passada lá!
    Eu suuper adoro esse tipo de evento hahhaa
    Beiijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)