24 de jan. de 2017

O Grande Experimento - Marcel Novaes



Apesar de sempre ter sido curiosa em relação à história americana, não tive maior contato com ela até decidir pelo tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso. Foi uma série da History Channel, na verdade, que me levou a escolher pelas iniciativas empreendedoras nos Estados Unidos no séculos XIX, e, a partir daí foi quase um ano pesquisando (quase) exaustivamente sobre o assunto.

O fato é que, desde então, essa história norte-americana tem um lugar muito especial na minha vida, e ler este livro fez com que eu revisitasse tudo isso. A capacidade que eles tiveram de defender seus ideais e desenvolver uma nação tão poderosa quanto ela é hoje praticamente do zero, sem excluir (ao menos não tanto quanto é usualmente visto) a maior parte da população.

Não se pode negar que os Estados Unidos são o melhor exemplo de democracia que se conhece hoje, (basta ver que nunca houve ruptura institucional no país, e que este possui a mesma Constituição desde sua criação, em 1787)

O Grande Experimento é um livro de divulgação histórica. Não é objetivo deste livro adicionar ou desmentir informações, mas trazer ao leitor brasileiro uma versão mais acessível, e talvez mais detalhada e explicativa, sobre o processo de criação dos Estados Unidos, sem nunca complicar na linguagem.

Para quem gosta do assunto, O Grande Experimento é leitura indispensável.

Um comentário:

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)