25 de abr. de 2016

Primeiros Contos de Truman Capote


A estrutura do conto tem me conquistado cada vez mais de uns tempos para cá. Não chega ao ponto de substituir o romance como minha estrutura preferida, mas é, sem dúvida, a estrutura perfeita para um primeiro contato com um autor desconhecido, já que o autor precisa trabalhar seu estilo de escrita e sua história em pouquíssimas páginas.

Truman Capote (1924 - 1984) foi um escritor, roteirista e dramaturgo estadounidense que alcançou fama mundial graças aos romances Bonequinha de Luxo (1958) e A Sangue Frio (1966). Este ultimo, considerado sua obra-prima, tornou-o pioneiro no jornalismo literário (uma técnica de escrita que utiliza a perspectiva subjetiva da literatura na captação, redação e edição de notícias verídicas).

Os contos escolhidos para formar Os Primeiros Contos, foram todos escritos durante a juventude e adolescência do escritor. Longe de mostrar um completo amadorismo no assunto, as histórias apresentadas mostram traços das histórias e da técnica escrita de Capote que seriam refinados e eternizados em suas obras posteriores.

Não conhecia o trabalho do autor. Meu primeiro, e único contato seu trabalho foi o filme de Bonequinha de Luxo que vi anos atrás e que só descobri que se tratava de um livro por um comentário de uma amiga ano passado. Ainda assim, apreciei bastante os contos deste livro.

Apesar do autor me ser um pouco desconhecido, tanto o prefácio quanto o posfácio trazem um texto bastante esclarecedor sobre ele e a nota biográfica ao final esclarece mais ainda quem foi Truman Capote. 

Um comentário:

  1. Oiii!!
    Eu tbm gosto muito de ler contos. Não sei exatamente o que me atrai nessa forma de contar história, mas eu me amarro.

    O que mais leio são contos originados de outras séries, que geralmente os autores fazem.
    Não conhecia esse autor aí. Me pareceu bem interessante.

    Parabéns pelo trabalho e obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blospot.com.br

    ResponderExcluir

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)