27 de abr. de 2014

Exposição “Francisco Seibel: Um fotógrafo rural do Espírito Santo”

Atendendo á promessa que fiz a mim mesma de frequentar os museus da Grande Vitória sempre que for possível, consegui visitar a exposição atual do Palácio Anchieta.



Exercendo a profissão de fotógrafo até os 65 anos, o capixaba Francisco Seibel (1910 – 1997) foi o grande responsável pelos registros fotográficos das famílias que viviam na região de Vila da Terra, município que antes fazia parte de Afonso Cláudio (que por sinal não faço a mínima ideia de onde fica a não ser que é muito próximo à divisa com Minas Gerais). O legal dessa exposição é que dá para conhecer um pouquinho de um povo que, apesar de estar tão perto, é completamente desconhecido para uma pessoa nascida e criada na capital. E não só por se tratar do interior do interior do Estado, mas por que estamos falando de pessoas que viveram 1930, 40 e por aí vai.

Outra coisa que achei interessantíssima: eu não sei se vocês já viram rodando pelo facebook, fotos antigas que faziam com crianças mortas. Achei bizarro na época e sinceramente não conseguia imaginar o motivo de fazerem isso. Até que eu entrei na ala de fotografias mortuárias que Seibel fazia. E lá estava a minha explicação, que por sinal me pareceu meio óbvia: é que na época, a fotografia era um evento social mesmo. Tanto que somente ocasiões especiais como casamentos, ou reuniões de família eram registradas (e olhe lá). A fotografia mortuária era talvez a única recordação ou um dos poucos objetos que a família possuía para se recordar que aquela pessoa existiu. Eram verdadeiros relicários. Tudo fez sentido depois que eu li isso no mural explicativo. Rsrs

Ao todo são 119 fotografias, além de alguns negativos, ferramentas de fotografia e marcenaria de Seibel, alguns móveis feitos por ele e um pouco do trabalho de restauração dos negativos.

A Exposição de fotografias “Francisco Seibel: Um fotógrafo rural do Espírito Santo” ficará aberta até o dia 04 de Maio no Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, Cidade Alta) de Terças as Sextas das 09h às 17h e Sábados, Domingos e Feriados das 09h às 16h. A entrada é franca.



 















(Fotos tiradas pelo celular, não reparem a falta de qualidade.) rsrs

Um comentário:

  1. LUIZA,

    sou seu mais novo seguidor e agradeço vo cê pela existência deste blog.

    Não tem essa de reparar a qualidade das suas fotos tiradas pelo celular, deve-se sim é enaltecer e elogiar o seu trabalho, muito diferenciado do que aqueles que vejo em blogues.

    Por esta razão, voltarei sempre!

    Estou,também lhe convidando para conhecer o meu blog cuja temática é o amor.
    Amor que transcende,enaltece, valoriza e encanta a vida de cada um de nós.

    Nesta sociedade de violências e agressividades explícitas e indesejáveis, o amor ainda encontra no coração daqueles que insistem na felicidade como objetivo,um lugar de extrema beleza e sensibilidade existencial.

    Confira: e ficaria honrado com sua presença e quem sabe seguir-me:

    O nome: FALANDO SÉRIO.
    O endereço: http://ptamburro.blogspot.com.br/

    Se quiser conhecer todos os meus blogues, basta clicar,no meu nome, neste comentário.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Então, o que achou da postagem?
Vamos, não se acanhe! Será muito prazeroso ouvi-lo! (Mas seja educado por favor. ^^)
Ah sim! Se você tiver um blog, deixe seu endereço para que eu possa retribuir a visita. ;)